quinta-feira, 24 de março de 2011

Nego ou me nego ,eis a questão.

Elba Ramalho, Zé Ramalho e a bandeira da Paraíba.



A diversidade de cultura na Paraíba é grande, basta pensar em artistas Elba Ramalho, Zé Ramalho e Ariano Suassuna.



Entre os muitos artistas Paraibanos, os que considero os melhores da música popular brasileira são os cantores e compositores Elba e Zé Ramalho, que relatam a cultura e os costumes nordestinos em suas músicas.



José Ramalho Neto conhecido como Zé Ramalho , nasceu na cidade do Brejo da Cruz na Paraíba, no dia 3 de Outubro de 1949. Seus três maiores sucessos foram Avôhai, Décimas de um cantador, e Admirável gado.



Elba Maria Nunes Ramalho nasceu no dia 17 de Agosto de 1951 na cidade de Conceição na Paraíba, seu primeiro contato com a música foi no ano de 1968, tocando no conjunto feminino "As Brass". Seus maiores sucessos foram Paisagens da janela, Bate o coração, e do jeito que agente gosta.



Teremos como exemplo duas músicas de Zé Ramalho, onde podemos retratar bem a cultura nordestina , uma delas é Meu nome é trupizupe, que percebemos bem os traços da cultura nordestina , ela trata de um homem que não tem medo de nada, que enfrenta tudo,uma característica marcante da masculinidade em nossa cultura, principalmente no sertão. A segunda música, Avôhai é sobre a relação de sentimentos expressada pela família Verificar ortografianordestina, o amor de avô e neto, nesta o cantor faz uma homenagem a seu avô.



Com relação ao preconceito pela região sudeste do Brasil, duas músicas me chamam a atenção , " Cidadão", do compositor Lúcio Barbosa , cantada por Zé Ramalho , onde o cantor se refere ao preconceito e sofrimento que os nordestinos sofrem ao ir para essa região. Uma música , que completa bem esse sentimento, é cantada pela Elba Ramalho, " O nordeste independente", onde ela fala , sobre o que ocorreria se o nordeste se tornasse um país. Não sabem os políticos e as pessoas que se dizem ser do sul, que somos uma região independente desde a alimentação á cultura, estudamos e não perdemos nosso tempo preocupados com as vidas dos famosos.



Esses são alguns dos motivos pelos quais sou tão encantada pela a cultura e o povo nordestino.



3 comentários:

  1. Nathalia, o seu texto está incrível, você apresentou bem as suas ideias e foi bem fiel a proposta. Mas só tem alguns erros por falta de atenção: Tem uma repetição no segundo parágrafo e outra no quinto. No mais, está excelente. Parabéns.

    Cícero.

    ResponderExcluir
  2. Já concertei os erros. Só não fiz outra postagem pois achei desnessario.

    ResponderExcluir